terça-feira, 30 de julho de 2013

checklist

Agosto tá chegando e já tá dando pra sentir daqui a ansiedade da leva de SWBS que está prestes a embarcar. Chororô no face, festas de despedida, foto de passaporte no insta... é espantoso pensar que há sete meses era eu quem tava vivendo assim, como se tivesse enfiado o dedo na tomada! rs

tshau brazeeel (Foto: Google) 
Ah, o sentimento de accomplishment mesclado com o medo e a incerteza do que está por vir! Eu poderia passar meia hora filosofando sobre essa sensação estranha e única, que guardo com carinho junto dos meus "primeiros dias de aula em escola nova", de uma apresentação solo de GR (!!!!) na 4a série, do "quem é Maria Clara?" de um professor de química no Ensino Médio, e outras cositas más!

Massss antes que eu perca o foco de vez, vamos ao que interessa! Preparei uma checklist para ajudar os ~perdidos~ de plantão! Vale lembrar que a ordem das batatas não altera o purê e os procedimentos podem variar de acordo com a universidade. Tomem nota e adaptem às suas necessidades!

Checklist


(   ) Antes > Vá ao médico, dentista, mentor espiritual, etc! Faça um check-up completo e, se puder, tire até os dentes do siso. Traga remédios que está acostumado a tomar (com receita) e, se possível, até óculos extra (consulta + par novo a preço de fígado bem conservado no mercado negro, viu?).

(  ) Chegada > Desembarcar sozinho em uma cidade desconhecida (em outro país!!) é uma experiência um tanto estressante. Vale tentar entrar em contato com o advisor ou até outros SWBS que estejam por lá. Algumas universidades oferecem serviço de pickup no aeroporto.

(  ) Advisor > Marque um encontro as soon as possible. Essa é a hora de levar todas as dúvidas e angústias (anotadas se preciso) para tirar! Cultivar uma relação amigável com o orientador também é válido. Afinal, é ele que vai se dispor (ou não) a resolver suas tretas durante um ano inteiro.

sdds galere da college of communication no
dia do #longestName rsss
(  ) Orientations > Algumas univs oferecem, outras não. Saia dessa de achar que é perda de tempo e blablabla! Aproveite para conhecer outros international students e já ir construindo AQUELA network.

(  ) Celular > Antes que seus pais enfartem sem notícias, compre um chip! Os EUA têm tipo um milhão de operadoras. O plano vai depender das suas necessidades. Eu, que não sou dos que curtem tagarelar no telefone, optei por um com 100 minutos + SMS e 4G ilimitados por $30 (pré pago), mas tem quem prefira um que inclua ligações pro Brasil, ou aqueles que quase não usam internet. Enfim, isso é uma coisa que vocês já podem ir pesquisando no ~ócio~ das férias, antes de viajar.

(   ) Conta em Banco Americano > Inicialmente, eu optei por um banco local atraída pelas "facilidades". Não tinha taxas, a agência era na frente da UT e tinha atm espalhado pela univ inteira. Porém, quando eu vim pra Philly, acabei tendo que abrir outra conta para não ficar escrava das tarifas de saque em atm externo. Banco local também não é uma boa opção para quem tá pensando em viajar com frequência.

(  ) Student ID > É a sua identificação dentro da universidade e, às vezes, necessária para o acesso à cafeteria, dormitório, etc. Providenciar o mais rápido possível!

(  ) Basic Needs > Vale trazer lençol, toalha, e o que mais conseguir encaixar nos espaços sobrando da bagagem, mas nada que você seja muito apegado. Pela minha experiência com o pessoal do spring, as pessoas acabam optando por deixar esse tipo de coisa no desespero de fazer tudo caber nas malas da volta. Walmart é vida quando se trata de economizar com a instalação!

(  ) Registration > Na UT, a gente só pode se matricular depois de passar por todas as orientations e outros procedimentos de praxe. Inicialmente, eu fiz planos maravilhosos S2, mas o meu academic advisor vetou praticamente tudo :'( Tinha um monte de matéria restricted upper division e não teve argumento de aluno de excelência e blablabla que desse jeito. Vale olhar em vários departamentos.  Eu já encontrei matérias interessantíssimas pro meu major em cursos nada a ver.

(  ) Forms > NÃO ATRASE, NÃO DEIXE PRA DEPOIS! Veja direitinho o que precisa mandar pra IIE e CAPES e envie assim que puder! O sistema da CAPES é uma porcaria! Depois de mais ou menos um mês eu recomendo entrar em contato com seu técnico pra ver se tá tudo ok.

Dica master

Deixe uma procuração com firma reconhecida com seus pais para o caso de surgir algum problema no Brasil após o seu embarque! Isso teria me livrado de muita dor de cabeça (principalmente com o Banco do Brasil)!

-------------

É isso, galere! Respira fundo, engole seco o ardor que dá na garganta na hora de passar pelo portão de embarque e VEM VIVER O ANO MAIS MASSA VIDA LOKA TRONXO SURPREENDENTE SAUDOSISTA WTF EVER! ;)

2 comentários:

  1. MC :p Eu estou prestes a embarcar pra Chicago e não perco uma postagem do seu blog! Eu adoro ele, e esta por sinal. foi muito útil!
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Maryana!

    Fico feliz em saber que você está curtindo e aproveitando as dicas! A verdade é que eu também queria ter tido alguém pra me dar um help no começo, então espero estar sendo útil :)

    Logo logo você já vai estar postando sobre as maravilhas da windy city, ein? :)

    Boa sorte!

    :**

    ResponderExcluir

leave your message!