domingo, 27 de janeiro de 2013

let's go?

Desde que saiu o resultado do Ciência sem Fronteiras, muita gente tem vindo falar comigo e tirar dúvidas sobre o processo (depois do blog, então...). E eu digo uma coisa: se vocês estão se sentindo meio perdidos agora, imaginem eu quando me inscrevi, numa época que o programa não era nem tão divulgado.
 
Sofri com os deadlines apertados, a tensão para fazer o TOEFL (que foi no modo segura na mão de deus e vai!), me abestalhei com o edital e quase perdi o prazo de preencher o temido Common Application, saí correndo de um lado pro outro na UFRN várias vezes pra agilizarem meus documentos, definhei durante os últimos dias de recebimento das Cartas de Aceite (a minha só saiu quatro dias APÓS o prazo final), depois corri de um lado pra outro (novamente) para resolver tudo da viagem em vinte (VINTE!!!) dias. Eu não teria conseguido tudo sozinha... E no fim das contas, sabe qual é a verdade? A experiência vale todo o esforço! Eu estou aqui há menos de um mês e já posso afirmar isso!
 
Aos leitores candidatos ao CsF, eis minhas dicas: LEIA o edital. Repetidas vezes. Imprima várias cópias. Leve uma na bolsa, cole no guarda-roupa, deixe uma na mesinha de cabeceira para ler antes de dormir! GRIFE. Use vários marcatextos coloridos para destacar as partes importantes. Crie legendinhas. Faça um CRONOGRAMA. Leia-o sempre ao acordar e nunca, JAMAIS, deixe para o dia 10 o que poderia ser feito entre 6-10. Entre no grupo do seu edital no facebook. Fique sempre atento às novidades, mas cuidado para não entrar na neura da galera. Tem muita gente que com tendências apocalípticas fazendo o maior auê por coisas simples e nesse estágio é sempre bom evitar princípios de infarto. Fique de olho no seu email também. Na dúvida, pesquise. Se não encontrar, pegunte. Mas evite encher a caixa de entrada do pessoal da CAPES ou IIE (no caso dos EUA) com besteiras, isso atrasa e irrita. Cumpra todas as suas obrigações. Vá fazer yoga, viajar, terminar as listas de exercícios atrasadas, espairecer, whatever... Se tiver feito tudo certinho, um dia seu ToA (ou equivalente) chega e você vai passar 30min tremendo, depois vai procurar no google sobre a sua universidade (se não conhecê-la) e não vai parar mais!
 
Um, dois três... Go!
 
Semana passada, eu tava super compenetrada (lindinha!) anotando umas coisas na aula de International Advertising. A lecture era sobre a expansão das empresas pelo mundo impulsionando a internacionalização da publicidade. Vocês sabem... algumas campanhas são veiculadas para o mundo inteiro sem modificações, outras sofrem pequenas adaptações e há ainda aquelas que não tem nada a ver e são produzidas localmente. Mas voltando... De repente, eu escutei alguma coisa muito fora de contexto... alguém estava falando PORTUGUÊS!!! Quando eu levantei a cabeça, dei de cara com esse comercial da Visa veiculado no Brasil em 2009, o qual eu sinceramente não lembrei se já tinha assistido ou não, mas que naquele dia, definitivamente, me afetou de uma forma muito maior! Eu fiquei com vontade de dar um ABRAÇO naquela pequena criaturinha (a prof é uma baixinha asiática) e todo pensamento negativo que estava passando pela minha cabeça evaporou num instante!
 

 
"porque o mundo está lá fora... esperando! E aí? um, dois, três... GO!"
 
Have a nice week! :)

5 comentários:

  1. Se você entrou numa época em que ainda era pouco conhecido, imagina no primeiro edital... quando ninguém sabia como nada funcionava - e por ninguém eu quero dizer nem a CAPES ou o IIE.
    Menos de um mês para marcar e fazer o TOEFL, ninguém sabia que documentos mandar, como preencher a Common Application, quais cursos poderiam vir, ou mesmo o que iríamos receber.

    Alguns foram deixados para o semestre seguinte e ficaram 6 meses sem receber nenhuma resposta, nem se havíamos sido desclassificados... e sem ter idéia de para qual universidade iríamos, porque não tinha nenhum tipo de escolha. Os outros tiveram de vir também na correria, em menos de um mês e sem ter idéia de como seria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAS QUEM FOI QUE FICOU ANDANDO COM AS MALA PRA CIMA E PRA BAIXO NESSE FRIO DESGRAÇADO, SEM TETO E SEM A CAPES DEPOSITAR A BOLSA POR CAUSA DA FALTA DE COMUNICAÇÃO ENTRE ADVISOR-IIE, AMG????? #mulhébraba

      Excluir
  2. Vamo parar de choradeira, que vocês já tão aí na boa, ok?!

    Isso tá até parecendo "Casos de Família", como o tema: "CAPES e IIE, é a sua indiferença que me mata" kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk #truestory

      é só que ainda tinha um restinho de ódio no meu coração, sabe? mas já foi embora!

      (joão, n deixa de ser minha amg pfvvv! preciso de alguém p me defender qnd eu pegar sobremesa!!!!)

      Excluir
  3. Calma, eu não estava reclamando de nada não... só estava falando que antigamente o caos era ainda maior. Eu ainda dei sorte, vim na segunda leva, mas hoje tirando a correria do spring semester as coisas estão até mais organizadas (inclusive e principalmente para nós, os problemas são coisas do passado).

    ResponderExcluir

leave your message!