quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

monthly bulletin - random facts

  • Domingo passado fez um mês que eu cheguei aqui! Às vezes parece que foi ontem que eu estava andando sozinha com as malas numa rua deserta (essa área fica meio fantasma em época de férias), num frio desgraçado, procurando o International Office (que nem o taxista tinha conseguido localizar). Mas muita coisa já aconteceu de lá pra cá... Cheguei pobre, fiquei rica, depois mais rica ainda, depois pobre de novo, rica again e agora ativei o modo mão de vaca pensando no spring break. A nova rotina começou a tomar forma, a temperatura deu uma amenizada e eu já não me perco mais no campus (principalmente depois de baixar o app da UT hehe). Só falta regular esse relógio biológico doido, que ainda não me deixa acordar cedo sem que eu desmaie na cama de novo na primeira oportunidade, e descobrir QUEM TA COMENDO MINHAS BANANA #DENÚNCIA #XATIADA #MISTÉRIO!!!! rs
  • Eu tava conversando com o pessoal daqui sobre uma coisa que tem acontecido com muita frequência ultimamente (mais uma prova de que eu devo ter entrado no CsF numas cotas para estudantes com déficit cognitivo):  As pessoas falam comigo em inglês - eu processo a informação em inglês - porém respondo por impulso em PORTUGUÊS(!!!). E é muito louco porque normalmente eu só percebo que fiz isso quando alguém faz uma cara estranha/pergunta de novo! (no aguardo pelo diagnóstico dos leitores psicólogos/especialistas obg)

  • Dizem que a melhor forma de se entrosar por aqui é entrando em clubes. A UT, em especial, tem mais de 900 organizações (e você ainda é estimulado a criar uma nova caso não se encaixe em nenhuma)! Deixando as sororities em stand by por enquanto, decidi participar do Texas Advertising Group. Como o próprio nome sugere, é um grupo composto de estudantes de publicidade que organizam palestras de networking com donos de agências e promovem eventos, viagens e outras atividades relacionadas à área. Os encontros são semanais e para tornar-se membro tem que pagar um fee básico de U$ 50. Eu super recomendo a outros bolsistas  procurarem orgs também! Em casos parecidos com o meu (que tenho aulas em grandes auditórios onde o povo é meio bitolado com a concorrência e não faz questão de fazer amigos)... Principalmente! Em reuniões como essas, não tem aquela atmosfera de competição nem de "não vou dividir minhas anotações/conhecimentos lasque-se!" e é sempre divertido!
  • Ainda falando em clubes... ok, a barra começou a ficar pesada (literalmente) e a calça já tá dando trabalho pra entrar!! #LASCOU #SOS! Mas eu não queria fazer nenhum esporte "normalzinho" (tipo vôlei, basquete...), então catei na lista os times que ainda estavam fazendo tryouts e eu tivesse alguma chance. Minha primeira opção foi o Rugby, mas aí me lembraram que assistência médica nos EUA custa caro (vide a conta de U$ 63 que me mandaram por um EXAME DE SANGUE!!!) e eu acabei desistindo (também porque eu descobri que a capitã do time morreu em 2011 durante um treino de rotina ALO???). Minha segunda escolha foi o Ultimate, que vocês provavelmente conhecem por Frisbee. Fiquem sabendo que Frisbee é uma marca de disco e não o nome do esporte (mesmo caso de Xerox, Band Aid, Tylenol...). As meninas foram ótimas e eu até que curti, mas os horários de treinos eram muito inconvenientes e eu achei melhor procurar outro grupo. Acabei baixando a bola e entrando pro Running Club mesmo, que se encaixa direitinho na minha agenda e eu ainda chego cedo no dorm :)
duas semanas para a Austin Marathon #noesquenta
  • Superbowl: Aconteceu domingo passado e eu confesso que não entendia a magnitude do evento até vivenciá-lo. O Superbowl é basicamente o championship game da National Football League, porém a megaestrutura montada em torno vai muito além de uma final de campeonato brasileiro, por exemplo. O fato é que o país para (médio né) e as pessoas se reúnem para torcer independentemente do seu time do coração estar jogando. Nem todo mundo assiste pelo football, é verdade! Quem não tem muita paciência (como eu), vai pelo show do intervalo (BEYONCÉ MARAVILHOSA!!!), pelas propagandas (afinal as empresas não iam gastar U$3.7 milhões em 30s de comercial pra veicular qualquer porcaria, né?) e/ou pela comida hehe (vocês sabiam que este é o segundo dia de maior consumo de comida nos EUA, só perdendo pra o Thanksgiving?)! Pois é, e aqui no hall rolou uma super festinha com telão, MUITA unhealthy food e sorteios. O prêmio para quem acertasse o placar era um Ipad #burgueses, porém a minha prediction passou longe (17x28)
minha superbowl bjs #obesidade #diabetes

8 comentários:

  1. Ahh! Tava doido pra ver você virando as outra mina do avesso no rugby, bem.
    Vamo investigar esse caso das bananas aí. Fox Mulder e Dana Scully já foram contactados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk!dado o tamanho das mina era mais fácil eu apanhar, mas ok

      Excluir
  2. Oi, seu blo´g está muot bacana. Você comentou aí que pagou $63 por um exame de sangue. O plano de saúde não cobre exames não? Tem que pagar tudo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julian,

      É muito complicado explicar como funciona health insurance nos EUA. Primeiro, porque existem vários tipos que oferecem os mais variados serviços. Segundo, porque nem eu entendi direito ainda. Mas vamos lá:

      Aqui na UT, todos os estudantes internacionais são obrigados a aderir ao plano da universidade (e o IIE paga por ele), mas isso não é regra para todas as unis.
      A grosso modo (pelo que eu lembro), o segurado tem direito aos exames/vacinas iniciais (a UT é muito rigorosa quanto a isso, você só pode se matricular nas aulas quando estiver tudo ok com o setor médico), abatimentos em consultas, exames e remédios. Ah, e mulheres tem direito a uma consulta de rotina por ano na médica.
      Eu fiz esse exame de sangue para provar que eu tinha tomado a vacina MMR quando bebê (porque eu perdi o meu cartão de vacinação), e como fez parte dos "procedimentos iniciais" de international student, depois de alguns (muitos) e-mails eu consegui fazer eles retirarem a cobrança.
      Quando você vai fazer uma consulta, tem que se preparar pra pagar integralmente na hora e só depois o seguro te devolve uma parte do dinheiro.
      O problema é que tudo aqui é muito caro, mesmo com o abatimento. Um dos brasileiros contou que teve que desembolsar uma boa grana porque torceu o pé!
      Então a regra é não ficar doente! :)

      Excluir
  3. Oi Maria Clara, muito obrigado pelo esclarecimento. Também estou tentando e uma das dúvidas que não consigo tirar é a do Insurence. É, pelo o que você me explicou deu pra entender como funciona.
    Eu pensava que o Insurence cobria tudo. Tipo, quando você recebeu o ToA eles explicaram como funciona o Insurence?
    Concordo com você, a regra é não ficar doente.
    Muito obrigdo Maria Clara, seu blog está muito bacana. Estou afim de ir pra Austin rsssss :D

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu não lembro de ter informações específicas sobre o health insurance no ToA não... até porque vai variar de acordo com a sua universidade.
    O que eles dizem é que nós teremos o seguro, mas os gastos extras são por nossa conta!

    ResponderExcluir

leave your message!