quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

step by step: CsF

Oi, seus lindos :)

Como que ces foram de carnaval?

É, agora não tem mais desculpa, o ano começou de verdade! O pessoal do fall já começou a receber os ToAs, as universidades já estão divulgando os homologados... daqui a pouco já tem edital novo disponível! Então o post de hoje vai para você, homologado, recomendado, ou mero aspirante, que vive batendo o ponto aqui atrás de alguma informação útil e fica #xatiado quando eu demoro a aparecer!
 
"vish, que massa esse negócio de CsF... onde que bota o nome p viajar tbm?"
Se animou e está pensando em se inscrever no próximo edital? não dê bobeira! Testes de proficiência são oferecidos em datas e locais limitados. Com o CsF, a procura aumentou bastante e se você deixar pra ver essas coisas só quando lançarem os novos cronogramas, existe uma grande possibilidade de não achar mais vaga disponível. Eu sei que rola aquele medo de mudarem tudo/seu curso sair da área prioritária, mas a dica é já ir pelo menos checando as datas e se familiarizando com o modelo da prova.
 
"MEU DEUSS QUE ABSURDO QUE COISA CARA NÃO TENHO CARTÃO INTERNACIONAL BLABLABLA"
Eu sei, eu sei! Eu quase vi meus planos perfeitos desmoronarem quando entrei no site da ets... Mas não desistam! Nessa hora vale pedir ajuda pros pais, amigos, pra tia rica, trabalhar num call center... (Um alô pra o meu irmão queridíssimo que aceitou investir na minha ideia totalmente tresloucada - pelo menos era o que parecia na época - de ir estudar nos states! :D). Outra opção é ficar de olho nas bolsas Toefl/Ielts que algumas universidades e organizações oferecem periodicamente (e a tendência é o governo também começar a facilitar isso no futuro). Olhe, candidato do CsF tem que estar sempre alerta, na neura, aperreando a Secretaria de Relações Internacionais hahaha #justkidding
 
"que lindo, fiz minha inscrição! agora é só esperSOCORRO!! que djabo é esse CommonApplication??! Não vai dar tempo!! Como que faz Essay? Tradução Juramentada WTF??? Já é pra tirar o passaporte e eu nem fui homologado???" (USA edition)
Amigos, a descoberta do CommonApp é sempre dolorosa. E acredite: você vai ser atormentado por aquela desgraça até o dia da submissão final. Não tem jeito! A dica aqui é seguir direitinho o passo-a-passo que o IIE disponibiliza e ficar ligado nos grupos no FB. Em último caso, tem sempre o nosso Saint Nick super atencioso e paciente (relatos de perguntas respondidas às 4am NY time) para acalmar os corações aflitos.
 
"só amor esse email da capes dizendo que fui recomendado :)))) tá mais perto do que longSAIU UM TOA!!! SAIU UM TOA!!! KD MEU TOA??? esqueceram de mim #mimimi"
Gente, nessa hora é preciso ser forte. Eu não sei como funciona o processo em outros países, mas para os EUA acontece assim: quando sai a lista de recomendados, o IIE começa a enviar as app para as universidades. O ~problema~ é que cada uma delas tem seu ritmo... umas liberam as cartas em menos de uma semana, outras demoram mais de um mês (sim amgs, a UT maltratou esse coraçãozinho até o último segundo). E aí se você tiver uma inclinação para o sofrimento/azar, você verá todos os seus amigos, um a um, recebendo o tal email da redenção, enquanto fica ali, naquela rotina frenética de checar a caixa de entrada whenever you can. Mas uma hora chega. Acredite!
 
"ai meu deussss! CHAMA A SAMU (hahaha)! CHEGOU! vou postar no face, vamos sair pra comemorEITA pera tem que assinar e enviar e depois mandar pro coord... mais formulário? visto? #comofaz?"
Aprendam uma coisa: ao assinar o termo de compromisso, você estará assumindo uma série de responsabilidades e pode ter certeza que dali em diante você será escravo dos formulários/relatórios. E como em todo procedimento regido por uma instituição pública, prepare-se pra ter muita paciência para lidar com a burocracia.
______________________________
 
E aí, se identificaram? tomaram nota?
Só pra deixar vocês com mais vontade ainda de se jogar nessa vida, termino aqui com o Harlem Shake sensacional que a galera da minha uni resenha (é não o que: aqui) gravou na semana passada. Me achar nessa multidão é que vai ser difícil rs!
Vejo a população de #AustinLovers aumentado?
 



 

3 comentários:

  1. Meninaaaaa, adorei teu blog!!! Suas dicas são ótimas. Esse post aí foi de utilidade pública! HEHEHEHEHE disse tudooo!!! Tô na fase mais difícil... À ESPERA DO TOA! :s

    ResponderExcluir
  2. Oi, vc temm email ou fb para q eu possa te fazer umas perguntinhas básicas, se n for incomodar? Hahahaha

    ResponderExcluir

leave your message!