quarta-feira, 25 de setembro de 2013

✰ making a top choice!

Ter a chance de estudar no exterior (de graça) é, sem dúvidas, uma daquelas oportunidades que a gente agarra e investe com a certeza de que trará bons frutos. Mas a verdade é que nem tudo são flores e eu já cansei de ver gente frustada porque foi parar em uma universidade "fraca" na área e teve que fazer um malabarismo danado pra se matricular em disciplinas interessantes. É por isso que escolher bem seu destino é imprescindível pra não acabar "perdendo" um ano

Não é segredo pra ninguém que muitos querem Europa (não importando o país hehe!) pensando na Eurotrip. Mas eu estou sempre aconselhando os amigos a pesquisarem com carinho antes de fazer a decisão final.

E para isso, basta apenas dar um google em top universities college ranking etc que milhares de opções aparecerão. Sempre têm aqueles sites meio suspeitos que utilizam umas ~metodologias~ bem obscuras no desenvolvimento da classificação, mas também é possível achar outros com uma reputação "melhorzinha".



O Center for World University Rankings (CWUR), por exemplo, publica um ranking anual baseado em sete indicadores: qualidade do corpo docente, publicações, influência, citações, patentes, taxa de empregabilidade dos formandos e qualidade de ensino. O estudo é bem detalhado e um dos mais respeitados.

CWUR: WORLD UNIVERSITY RANKINGS 2013


US NEWS
O US NEWS também tá na lista dos que tem mais credibilidade e é ainda mais legal, pois permite o refinamento da busca por área de estudo e localização geográfica. Isso é interessante porque tem instituições sensacionais em áreas específicas que se dão mal na classificação geral. Minha dica é separar num cantinho as universidades nas quais você ficou interessado e buscar mais informações diretamente no website deles sobre o programa e outras oportunidades.

E para finalizar, separei um ranking global organizado no UK (para ninguém dizer que eu estou puxando a sardinha, né?). O Times Higher Education World University Rankings é no mesmo estilo do US NEWS e vai lançar o novo report no início de outubro. Check it out!

Times Higher Education


Vale frisar que, apesar da boa reputação, não dá pra confiar na total imparcialidade dessas organizações. Então cabe aos interessados aprofundarem as pesquisas na busca por uma universidade que atenda suas pretensões.

Ah, e vale sonhar (#HarvardYesWeCan!), mas também é bom ter um pouquinho de pé no chão, né? Às vezes uma universidade ~mediana~ em uma cidade menor pode proporcionar muito mais aprendizado do que as gigantes cheias de restrições para alunos intercambistas. Além do mais, vamos combinar que não é todo mundo que tem cacife/sorte para entrar na top 1 worldwide né? :P

Plan ahead and good luck! :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

leave your message!