terça-feira, 10 de setembro de 2013

living on a budget

"Please budget carefully"As vezes soando como um mero friendly reminder, outras como uma bronca de pai (em caps lock e tudo rs), essas três palavrinhas estão sempre presentes nos emails do IIE. 

E quando se trata de finanças, devo confessar que esse é mais um daqueles skills que a gente desenvolve (nem que seja a força) nessa experiência. Conhecimentos variados sobre cotação do dólar, VTM, taxa de atm, IOF, dólar flutuante, tarifas e mais tarifas também entram na lista (seja um SWBS e vire um expert em bolsa de valores, gastronomia, turismo, convivência em grupo, línguas - de inglês à arabe, etc etc!).

Para a grande maioria, essa é a primeira experiência vivendo sozinho/"às próprias custas", e a verdade é que o "peso" dos gastos só aparecem depois de um tempo. Afinal, aquele depósito inicial na conta do BB dá a impressão que a gente tá RHYCO PRA SEMPRE! Ô vontade de sair gastando tudo na primeira Forever 21 que encontrar, não é mesmo?!

bitches gonna hate! time for banho de loja bjsssssssss (fto: Google)
E olha, eu conheço muita gente que vive abrindo a boca pra apontar as falhas do programa (inclusive eu quando laíssa me estressa!!), mas a verdade é que muito tem sido feito e as melhoras já são visíveis. Um desses avanços é o "Dilma's Card" (rsss), um cartão pré-pago lançado pela Capes no meu edital para agilizar o depósito das bolsas. Entre outras vantagens, esse novo sistema evita a cobrança das taxas de tranferência internacional que imperavam quando o dinheiro era enviado para as contas americana (eles mandavam $300, mas os alunos só recebiam $285, por exemplo).

Quem vem pros EUA aproveita mais uma facilidade: esse cartão está vinculado ao BB Americas, banco que recentemente implantou um sistema que possibilita transações entre contas do Banco do Brasil utilizando o dólar comercial e sem taxas #VTMfree #kboescravidão

Mas vale frisar que mesmo com o Dilma's Card, é recomendável abrir conta em um banco americano para facilitar os depósitos e reembolsos operados pelo IIE e evitar as tarifas de saque (é só transferir os $$ do pré pago pra conta gringa)!

Mas afinal de contas, o dinheiro da bolsa é suficiente?

Esclarecendo uma das dúvidas recorrentes entre os que estão prestes a viajar, vou logo adiantando que cada caso é um caso (valeu!) e que vai depender dos hábitos de consumo do bolsista. Mas vamos lá! Consideremos que a gente tem casa e comida (mas roupa lavada entra na lista dos gastos rs). Entre as despesas comuns, incluam: plano de telefonia, higiene pessoal, academia, transporte. $300 parece até justo, né? Mas acrescente aí material extra para aulas e saidinhas (porque ninguém é de ferro). Vale também lembrar aqueles dias em que a comida da cafeteria tá DAQUELE jeito, ou não deu pra chegar a tempo, e você tem que comer fora. Além disso, é sempre bom também ter uma reserva para o caso de ficar doente, por exemplo. 

Outra coisa a ser levada em consideração são os gap periods. Durante algumas épocas do ano como spring break e thanksgiving, as cafeterias (e até mesmo dorms inteiros) fecham. Às vezes o IIE dá um help, mas não é bom se confiar! Dez dias comendo fora fazem uma baita diferença! Mas beware que os piores gaps acontecem entre os períodos letivos! Tem que operar milagre pra fazer essa ajuda de custo dar conta, viu?
oh deusss! sabia que não devia ter gastado tanto com B&J na cvsss!!!!! (fto: Google)

Overall, em uma cidade como Austin não dá pra passar necessidade vivendo só com os auxílios da bolsa. Já em Philly, por exemplo, eu acho que seria um pouco mais complicado e muito me espanta ela não estar na relação de Alto Custo da Capes.

Ah, e engana-se quem vê foto de bolsista viajando e pensa "eita que tá sobrando dinheiro, ein?". A realidade é que a grande maioria utiliza recursos próprios ou o que arrecadou no estágio. 

Enfim, minha recomendação é ter um pouco de calma quando tiver "sobrando" dinheiro, porque logo logo aparecem coisas pra gastar. Livros (que não são nada baratos), fees de laboratório e gap periods são os grandes vilões! 


Amazon Student Account

Que Amazon e Ebay são invenções maravilhosas que comprovam a existência de deus, muita gente já sabe, né? Conheço quem mesmo morando no Brasil vê vantagem e vive comprando! (haja paciência com o frete, viu?) Desde que eu cheguei, esses websites tem facilitado MUITO a minha vida, principalmente depois que eu descobri o Amazon Prime pra estudante. Dentre as regalias, eu destaco o frete em dois dias free (isso mesmo, sua encomenda em menos de 48h sem custar nem um centavo a mais!!!!) e o acesso ao Prime Instant Video (tipo Netflix). Dá pra comprar livros, eletrônicos, roupas, etc no conforto do seu pijama com um precinho tentador (já achei livro required para uma aula por 4 doletas!!).

E criar uma Student Account é muito simples! Aqui nos states, a maioria das instuições oferecem aos alunos a opção de criar um email .edu (eu mesma fiquei super gabola depois de criar o meu @utexas.edu kkkk)! Então é só fazer um cadastro com esse email e tchanrammm > nunca mais entrarás em pânico quando o professor pedir um material para a próxima aula (2 day free shipping bjsssssss!) Amazon Prime é vida s2s2!

Quem tiver com dificuldades para encontrar a página, é só seguir por aqui! Ah, e a conta é grátis pelos primeiros 6 meses! #VEMGNT

Remember: Plan ahead and budget carefully ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

leave your message!