sexta-feira, 31 de maio de 2013

moving forward!

Desde o meu último post, muita coisa mudou!

Como eu só tive o resultado dos meus planos de última hora, foi aquela correria pra comprar a passagem aérea e organizar minha chegada. Nesse meio tempo ainda fui trollada pela Capes e IIE que, pra variar, atrasaram as ajudas de custo! Foi um amigo pagando os bilhetes, outra oferecendo abrigo (e dando lições de sobrevivência na cozinha), a família dando um jeitinho pra mandar uma ajuda de emergência... Mas thank God tudo deu certo no final!

E então? Pra que todo esse aperreio???

Well, as férias de verão das universidades americanas duram mais de três meses (maio-agosto). E, logicamente, nós não estamos autorizados a ficar esse tempo todo de bunda pro ar matando a saudade do calor!

As opções são: Arrumar um "academic training" ou pegar curso de verão. Mas se arrumar estágio no Brasil já é complicado, calcule aqui, onde a gente concorre em desvantagem com os americanos (muitas empresas não têm interesse em contratar e treinar alguém que não tem nenhuma perspectiva de ficar) e ainda tem que lidar com o ~preconceito!

Mas sejamos otimistas! O sistema tá melhorando, o IIE tem firmado parcerias com grandes empresas (principalmente da área das engenharias) e eu acredito que a tendência é melhorar nos próximos editais.

Enfim, eu fiquei no grupo dos que não conseguiram um summer internship e passei algumas noites em claro tentando achar uma universidade com boas aulas no meu major.

Aos 48' do segundo tempo, eu encontrei por acaso o programa da University of Pennsylvania e decidi aplicar! Não dava mais tempo de mandar a conta pro IIE, já tinha amanhecido e eu tinha prova mais tarde. Não sei se foi o desespero de ver os prazos chegando ao fim e não ter nenhum plano, o fato é que eu resolvi pagar, por minha conta e risco, o Application Fee. Fiz umas pesquisas, e vi que não tinha ninguém do CsF lá, mas não desanimei! Consegui achar uma menina do edital do Fall que está indo em agosto. Falei com ela (que foi super prestativa), peguei o contato da advisor da UPenn (que também é uma fofa) e cruzei os dedos. #proatividade #SeguraNaMãoDeDeusEVai

Vale lembrar que essa foi uma época bem louca, porque eu tive que conciliar as Finals com todas as tretas e soluções e remendos pra fazer tudo dar certo! A aprovação veio, do IIE e da UPenn(!!!). Vieram também outros estresses (nego querendo que eu perdesse uns quilinhos comendo dia sim, dia não hehe), mas, aos trancos e barrancos, eu dobrei alguns sistemas, e hoje estou aqui mandando beijos e colocando uma instituição Ivy League no meu Lattes (próximo passo é Harvard, tô dizendo!).

Tem tanta coisa legal pra falar, que não sei nem por onde começar! Mas agora eu vou cuidar na vida e volto em breve com as novidades!

----

Sabe aquela história de que gato escaldado tem medo de água fria? Pois é, depois de todo aquele estresse na chegada em Austin, ficar homeless e passar dias arrastando as malas de um lado pro outro, eu fiquei muito apreensiva na vinda pra Filadélfia. Pra completar, o IIE não respondia meus emails sobre a confirmação do housing e eu ainda fui trollada pelo Google Maps (quem nunca?) na ida pro Hall. Mas aí...

depois de andar 348749 km (brinkss), entrei no quarto e restaurei minha a fé na humanidade :P


2 comentários:

leave your message!