domingo, 16 de junho de 2013

meal plan x cooking

Antes de vir pra cá, eu (e não digo isso com muito orgulho) nunca tinha preparado um ARROZ na minha vida! Claro que eu já tinha cozinhado, feito uma lasanha aqui, um bolo acolá, mas a verdade é que eu nunca me metia na comida do dia a dia.

Pois bem, quando fui viajar, nem me preocupei em aprender. Primeiro, porque no Castilian a gente tem um unlimited meal plan, e segundo, porque lá não tem cozinha nos quartos.

Mas quando eu vim pra Filadélfia foi uma confusão! O meal plan da UPenn oferecido no verão não era suficiente pra cobrir as duas sessions (45 refeições para 12 semanas???) e o IIE não está pagando por adição de meals nesse período (nos semestres normais eles autorizam). A solução que eles me deram foi: cancelar o meal plan e receber uma ajuda de custo para a alimentação. Agora até a gente chegar a esse acordo (e eu confirmar que tinha cozinha no quarto, porque comer fora todo dia também não rolaria) foi um processo que SÓ JESUS NA CAUSA VIU?

Mas aonde eu quero chegar né?

Como eu disse, apesar da genética caprichada (obg mainha e vovó), minhas experiências como dona de casa não eram muito significativas. Minha sorte foi que, antes de vir pra UPenn, eu tive umas lições básicas com a Patrícia, uma gaúcha prendada que deu um super help nesses tempos difíceis! E vamo combinar que até parece que gordo passa fome, né? Aprendi a fazer um arroz massa (minha especialidade rs) e estou passando muito bem obg!

Quer dizer, nem tudo são flores, né gente! E pra facilitar, aí vai a minha análise sobre a vida sem meal plan pros pré-CsF de plantão:

Cons
  • Ter que desembolsar um bom dinheiro no começo comprando panelas, pratos, talheres, potes e etc.
  • Voltar pra casa carregando as compras da semana de ônibus/metrô e depois andar cambaleando (rs) até o hall (como carro faz falta, gnt!)
  • Na correria da semana, acabar apelando pras comidinhas fáceis e nada saudáveis (aquele post sobre miojo que vcs compartilharam no fb mudou minha vida kkkk)
  • Dilema entre pagar mais e comprar em menor quantidade x comprar mais (e economizar), mas ter que se preocupar com o que estraga rápido 

Pros
  • Poder comer o que gosta
  • Possibilidade de ter uma alimentação mais saudável (autocontrole com aquelas sobremesas do Castilian é mito)
  • Conveniência e não ter que se preocupar com a hora que a cafeteria fecha
  • Dar um alento pra homesickness

pronta pra casEITA N PERA!!!!
Bem, na semana é sempre corrido mesmo, mas nos weekends eu super me divirto fazendo arte na cozinha kkkk (minha mãe e Victor estão de prova, pratos dignos de instagram)! De vez em quando dá errado, a carne passa do ponto, você descobre que brócolis se cozinha no vapor, e não na água... mas aí entra a criatividade/instinto e o arroz que tinha virado papa se transforma em arroz de leite, joga umas azeitonas na verdura insossa e tá tudo certo!

O segredo é aproveitar o espírito chef gourmet que toma conta no fds e já deixar tudo mais ou menos dominado pra semana! Ah, e importante: NUNCA vá fazer a feira com fome! As chances de você cair em tentação e acabar levando pra casa potes de Nutella, sorvete e outras guloseimas aumentam em 5232% (dizem as pesquisas).

E sim, depois de ter vivido as duas experiências (com e sem meal plan) meu veredicto para quem vai viajar e está na dúvida é: Se você tiver disposição, talento (rs), uma cozinha ao alcance e puder optar por stipend, prefira! Caso contrário, vá ser feliz comendo pizza, batata frita e todas essas maravilhas da culinária americana pegando um meal plan.

2 comentários:

  1. Sempre leio seu blog, Maria Clara!

    Esse post foi especial pra mim.. Em agosto estarei a caminho da Hungria pra viver 1 ano de CsF e vou ter que aprender a cozinhar AHUAHUAHUAHU. Boa sorte pra mim =D

    PS: Ler seu blog me deixa mais ansioso do que já tô!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Iago! Que coisa boa!
      Hungria sounds a bit exótico pra mim! kkkk
      Aproveita pra tomar umas aulinhas com Aline :P mas fica tranquilo que dá pra se virar de boa.

      Boa sorte, cara! :*

      Excluir

leave your message!